Perto de Você – Asa Norte. Brasília-DF

CIRURGIA DE CORREÇÃO DE GRAU, QUANDO FAZER NOVAMENTE

Então você já fez a Cirurgia Refrativa ou também conhecida como Cirurgia de correção de grau e quer saber se pode refazer?

Essa é uma pergunta muito comum no consultório e é sobre ela que conversaremos hoje.

Mas antes, é importante você saber quem sou eu.

Me chamo Anderson Braz, sou oftalmologista e sou um especialista em cirurgia refrativa. Com esse blog busco te trazer informação de qualidade sobre saúde ocular.

E aí, vamos ver se você pode refazer essa cirurgia?

Você pode assistir o vídeo abaixo sobre esse tema:

POR QUE A CIRURGIA REFRATIVA PODE SER FEITA NOVAMENTE?

Várias pessoas que já fizeram a cirurgia refrativa me perguntam isso:

Dr. Anderson, vou precisar operar de novo? E quando eu posso operar novamente?

E ainda tem outras que perguntam:

Dr., ouvi dizer que o grau pode voltar. Se isso acontecer eu posso operar novamente?

A cirurgia refrativa, ou cirurgia de correção de grau, é uma cirurgia que é feita pra te deixar livre dos óculos ou das lentes de contato.

Então, você faz essa cirurgia e consegue abandonar os óculos de grau e a lente.

Mas, pode acontecer que, em alguns casos, o olho volte a ter algum grau. Geralmente acontece após vários anos de cirurgia.

Isso ocorre porque os olhos de cada pessoa são diferentes. Cada pessoa vai ter uma córnea diferente.

Umas vão ser mais grossas e outras mais finas.

E passado um tempo depois da operação, pode haver alguma nova alteração na córnea, ou alguma alteração ocular que predisponha o aparecimento de um novo grau.

Enfim, são raras mas existem essas possibilidades.

Com o envelhecimento, após os 40 anos, inicia o surgimento da presbiopia, um quadro ocular que é mais conhecido como a vista cansada.

A partir disso, você começa a sentir cada vez mais necessidade de voltar a usar óculos.

Existem pessoas que ficam bem, e na verdade a maioria das pessoas ficam bem, e passam a viver sem jamais precisar usar óculos novamente.

Mas como eu disse ali em cima, cada pessoa responde à cirurgia de um jeito, porque cada olho é diferente.

Por isso existe um certo número de casos que a pessoa acaba desenvolvendo um novo grau no olho.

Ou pode surgir uma nova condição que faz com que essa pessoa necessite voltar a usar os óculos ou as lentes de contato.

Nesses casos, feitas as avaliações e os exames necessários, a gente pode eventualmente fazer uma nova cirurgia refrativa, caso seus exames permitam.

COMO A CIRURGIA REFRATIVA É FEITA?

A cirurgia refrativa é feita com o uso de laser, que é aplicado sobre a córnea.

Com essa aplicação é que se corrige o grau ocular que o paciente apresenta, eliminando a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia.

A córnea é a lente natural que temos no olho e o laser é usado para remodelar a curvatura da córnea, deixando essa curvatura com o grau dos óculos que você utilizava.

Então, em termos mais simples, é como se o médico acoplasse os óculos que você usava, diretamente na córnea.

Assim, você fica livre dos óculos e das lentes de contato.

Essa é uma cirurgia tranquila e confiável.

Tem um índice bem alto de sucesso, níveis de eficiência muito grandes e é super segura. E deixa eu te contar um segredo: ela transforma vidas.

E quando o paciente escolher refazer, a nova cirurgia é feita exatamente da mesma forma, mas buscando corrigir aquela nova condição que o olho venha a ter.

QUEM PODE REFAZER A CIRURGIA DE CORREÇÃO DO GRAU?

Então, se o seu grau eventualmente voltar a aparecer, ou se seu olho desenvolveu um novo grau, uma nova condição, nesse caso você pode optar por refazer a cirurgia.

Mas, como eu expliquei ali em cima, a cirurgia é feita na córnea.

Por isso é preciso que a córnea esteja saudável. Que ela tenha ainda uma espessura e uma curvatura que consiga suportar a nova cirurgia.

Para que a cirurgia seja realizada novamente é importante que a sua córnea cumpra com essas condições. Da mesma forma como se você fosse fazer a cirurgia refrativa pela primeira vez.

São casos raros, mas tem pessoas que, depois de fazer o exame, por ter alguma condição especial no olho, não podem fazer nem pela primeira vez.

Por exemplo, pessoas muito jovens. Dificilmente alguém com pouca idade vai poder fazer a cirurgia, porque durante a fase de crescimento, nosso corpo passa por transformações.

E os olhos não ficam de fora dessa. Uma pessoa em fase de desenvolvimento também vai ter os olhos se desenvolvendo ao longo do tempo.

Outro caso são as pessoas com a idade já muito avançada.

É muito comum, nesses casos, principalmente pessoas acima de 60 anos, que elas apresentem um certo grau de catarata. Nesse momento, o ideal é partir para a cirurgia de catarata, já que ela também é capaz de corrigir o grau dos óculos.

O ponto importante que eu quero ressaltar aqui é: a primeira coisa que você deve fazer é procurar o seu oftalmologista.

Pois é só no consultório, com os aparelhos necessários, que ele fará todas as avaliações e exames que precisam ser feitos para saber se a sua córnea está apta a passar pela cirurgia de novo.

Feita essa avaliação e com o diagnóstico que você está apto a fazer novamente, você já pode agendar com o oftalmologista a nova cirurgia.

QUANDO A CIRURGIA REFRATIVA PODE SER FEITA NOVAMENTE?

Não existe um momento certo para você refazer a cirurgia refrativa.

Isso acaba sendo de sua escolha, assim como foi na primeira vez que você fez.

A partir do momento que o grau volta e que o uso dos óculos ou das lentes de contato está te incomodando de novo, ou está causando alguma limitação nas suas atividades do dia a dia.

Se esse for o seu caso, eu posso te afirmar tranquilamente que esse é um bom momento para fazer a cirurgia refrativa novamente.

Você pode dizer:

Dr. Anderson, eu já fiz a cirurgia. Passaram alguns anos e meu grau voltou e está me incomodando bastante. Não quero ter que voltar a usar óculos

Então, o que você precisa fazer é procurar o seu oftalmologista.

Ele vai te avaliar, fazer os exames necessários, ver qual o estado atual da sua córnea e te dizer se você tem condições ou não de fazer a nova cirurgia.

Importante dizer que você deve buscar sempre um médico que seja da sua confiança e é importante que ele seja um especialista nesse tipo de cirurgia.

Apenas ele pode te dizer se você pode ou não pode realizar a cirurgia refrativa novamente, e também qual vai ser o melhor momento para você fazer a operação.

Viu só?

São muitas possibilidades. Então, pra você não se esquecer:

A cirurgia refrativa pode ser feita novamente porque em alguns casos, a pessoa pode voltar a ter algum grau nos olhos;

A cirurgia de correção de grau é feita com o uso de um laser que é aplicado na córnea. Com isso, é como se o médico tirasse o grau dos seus óculos e colocasse diretamente no seu olho. É uma cirurgia segura e muito eficaz;

Essa cirurgia pode ser refeita nas pessoas que, depois que voltaram a ter algum quadro de grau nos olhos, ainda possuem uma córnea saudável e com uma espessura que suporte uma nova intervenção cirúrgica;

E por fim, não existe bem um tempo certo pra refazer. Se o médico constatar, depois de fazer uma avaliação com novos exames, que você está apto a refazer, você fica livre pra escolher quando refazer a cirurgia que zera o grau dos olhos.

Essas informações são muito importantes, por isso quero te pedir pra compartilhar esse texto nas suas redes sociais.

E se você quiser saber ainda mais sobre a cirurgia refrativa e outros conteúdos de saúde ocular, acompanhe também o meu canal no YouTube.

Te espero lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agende sua consulta aqui
Oftalmologista Asa Norte - Brasília - DF

Chegar no Consultório

É FÁCIL!

Veja no Mapa
Clínica Dr. Anderson Braz
SMHN Quadra 02 Ed. Cléo Octávio (por trás do HRAN, BL B Salas 909 e 910 - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-146