No Artigo de hoje vou te dar algumas dicas simples e práticas pra você não ter problema com corpo estranho no olho.
Se caiu alguma coisa aí no seu olho, aguente firme e siga essas orientações.
Eu me chamo Anderson Braz, sou médico oftalmologista e criei esse blog pra termos mais uma forma de comunicação nos meios digitais. Além de te dar sempre informação gratuita e de qualidade!
Corpo estranho nos olhos é mais uma queixa muito comum e recorrente no consultório.
Sem os devidos cuidados, esse pode se tornar um quadro clínico grave, capaz de te trazer alguns problemas de visão e, em casos muito extremos, pode até te deixar com cegueira.
Você também pode assistir esse vídeo sobre o assunto:
COMO RESOLVER?
Depende de onde o corpo estranho caiu no olho e de algumas outras coisas que eu te explico logo abaixo:
1 - CORPO ESTRANHO NA CONJUNTIVA
Caso algum corpo estranho tenha caído na conjuntiva, que é a pele que recobre a parte branca do olho, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o olho.
Se você acompanha meu blog, já deve ter visto isso em outro texto, como esse, que eu falo sobre cisco no olho, por exemplo.
Isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água da torneira da seguinte forma:
Com cuidado, puxando a sua pálpebra, aperte o frasco de soro de forma que saia um jato leve de soro nos olhos.
Se optar por lavar na torneira ou no chuveiro, puxe delicadamente a pálpebra para que o olho fique exposto e deixe que a água caia e corra bem pelo seu olho.
Note que não importa muito o que tenha caído no seu olho.
Seja um corpo estranho como um cisco, um fragmento de madeira, areia ou uma substância química em pó, líquida ou em estado gasoso.
Fique ligado e lave bem, com água corrente ou soro fisiológico em abundância.
Uma dica legal é tentar usar uma seringa. Se você tiver alguma aí pela sua casa, desde que seja nova, você pode usá-la pra jogar água ou soro com um pouco mais de pressão nos olhos.
Mas atenção: sem a agulha e usando jatos leves! Não precisa apertar a seringa de uma vez.
2 - CORPO ESTRANHO NA CÓRNEA
Se você conseguiu ver no espelho ou alguém olhou pra você e notou que esse corpo estranho está fincado na sua córnea, que é essa lente que fica na frente da íris e da pupila, nem tente porque você não vai conseguir tirar.
Essa lente natural, a córnea, que todos temos nos olhos, é muito sensível. Então se tiver um objeto fincado nela e você mexer, imediatamente sentirá muita dor.
Além disso, uma lesão na córnea pode te causar muitos problemas graves.
Então não tente retirar sem o auxílio de um profissional oftalmologista.
Um dos erros mais comuns que muita gente comete é isso: sentiu alguma coisa no olho, imediatamente começa a esfregar o olho, ou pega uma pinça, um cotonete e fica ali cutucando o olho, tentando tirar o corpo estranho.
PROCURE POR UM OFTALMOLOGISTA
Pessoal, não vale a pena correr o risco de machucar o seu olho.
E o pior é que, dependendo do nível da lesão, você pode ficar cego!
Então não aja no instinto caso alguma coisa caia na sua córnea… Fique calmo, lave bem o olho e procure o oftalmologista o mais rápido possível.
Já atendi a alguns pacientes que chegaram com diferentes níveis de infecção no olho, porque tentaram retirar um corpo estranho do olho em casa, sem ajuda do profissional qualificado.
Então, se tiver alguma coisa fincada na sua córnea, o que quer que seja, liga o alerta e procure um oftalmologista.
Agora, se caiu um cílio, ou um cisco, na sua conjuntiva, e não está fincado ali, aí você pode tentar resolver com as dicas do tópico anterior.
Ficou mais tranquilo?
Se esse texto te ajudou de alguma forma, eu te peço que envie para outra pessoa. Me ajude na missão de espalhar conhecimento e combater a desinformação.
Ah, e se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema que você queira ver no blog, deixe uma resposta com seu tema aqui embaixo.
Te vejo na próxima semana!