Perto de Você – Asa Norte. Brasília-DF

Dor atrás dos olhos – Descubra as causas desse desconforto

Bom, acho que chegou até aqui pois, você ou algum familiar, ou conhecido seu deve estar sentindo alguma dor ou desconforto no fundo dos olhos. Acertei?

Se sim, ok! Caso eu tenha errado e você esteja pesquisando apenas por curiosidade, fique tranquilo, você também chegou ao lugar certo.

No texto de hoje vamos conversar um pouco sobre as dores atrás dos olhos.

Quero te mostrar as principais causas desses desconfortos e da dor atrás do olho.

Você sabia que doenças oftalmológicas e até doenças sistêmicas, ou seja, doenças gerais, podem estar causando essas dores atrás dos olhos?

E mais, você sabia que algumas dessas doenças podem ser potencialmente graves para a sua visão?

Eu me chamo Anderson Braz e sou oftalmologista. Criei esse site para trazer informação de qualidade, para deixar você sempre informado.

Por aqui, buscarei te dar dicas acessíveis e te mostrar coisas que você possa fazer aí, no seu dia a dia, pra melhorar a saúde dos seus olhos e até prevenir doenças que podem ser potencialmente graves, inclusive a pior delas: a cegueira.

Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre esse tema.

Ressecamento Ocular

Existem diversas coisas simples que podem causar dores nos olhos. A causa mais comum delas é o ressecamento ocular.

Sempre que piscamos os olhos, ocorre um atrito natural da pálpebra com o olho. Então, se ele não tiver muito bem lubrificado, esse movimento da pálpebra pode causar um incômodo, e com o tempo, a dor nos olhos.

Vamos imaginar nosso olho como se fosse o motor de um carro. Pra que o motor funcione bem e não venha a quebrar, é muito importante que ele esteja sempre bem lubrificado com o óleo de motor, certo?

Se não tiver a quantidade certa de óleo ali para as engrenagens do motor do carro deslizarem umas nas outras, elas começam a se arrastar com dificuldade, aos poucos vão danificando e o motor começa a fazer barulho, podendo até enguiçar o seu carro.

Então, a pálpebra com o olho é a mesma coisa, pois toda vez que piscamos temos um tecido arrastando em cima do outro.

Se você tem uma lubrificação deficiente, essa pálpebra passando ali em cima da córnea, que é uma lente natural que a gente tem no olho, pode causar pequenas lesões, que nós não conseguimos ver e também não sentimos muito, gerando inflamações e causando essa dor lá no fundo do olho.

  • Mas doutor, como um arranhão de nada, uma inflamação, uma coisa simples assim pode causar essa dor tão forte?

A córnea é um tecido do corpo humano cheio de nervos. Então, qualquer probleminha, qualquer alteração ou dano na córnea pode te dar essa dor ou desconforto forte.

Às vezes parece até que alguém está enfiando uma agulha no seu olho, né?

E talvez você esteja se perguntando:

  • Como esse ressecamento na frente do olho pode causar essa dor lá na parte de trás? Não faz sentido!

Como esse ressecamento na frente do olho pode causar essa dor lá na parte de trás? Não faz sentido!

Sim, a dor pode se manifestar de diferentes formas e por diferentes causas. Uma delas, que na verdade é a mais comum, é justamente o ressecamento ocular.

E, pensa aqui comigo: isso é muito bom, porque é uma coisa simples de se resolver.

Muitas vezes um colírio lubrificante basta, mantendo seu olho bem lubrificado e te livrando dessa dorzinha chata.

De qualquer modo, recomendo que você faça uma visita ao oftalmologista, porque ele é a pessoa capacitada pra identificar com precisão a causa dessa dor, e se for o caso de um mero ressecamento no olho, te passar um colírio lubrificante.

Isso vai melhorar sua qualidade de vida e muito!

Não estranhe se o seu médico oftalmologista recomendar que você pisque mais os olhos, ou use um umidificador de ambiente quando estiver na frente do computador.

Tudo isso vai ajudar e se te parecer que você perdeu seu tempo indo ao médico pra ele te receitar uma dessas soluções aparentemente simples, vamos ficar com aquele ditado popular: a prevenção é o melhor remédio.

Muitas vezes um problema simples e que pensamos “não deve ser nada”, ao longo do tempo, pode te levar até mesmo a uma cegueira.

E o seu melhor aliado na saúde dos olhos é o oftalmologista. Consultar-se com um médico especialista é sempre a melhor escolha.

Além do mais, existem algumas outras doenças mais graves que podem te dar essa dor no fundo do olho também.

Outras doenças oculares que podem causar dor no fundo dos olhos

Pode ser que você tenha sofrido um trauma, ou seja, uma pancada e que essa colisão tenha causado um machucado, uma lesão no seu olho.

Isso costuma acontecer durante uma partida de futebol, quando levamos uma bolada forte na cabeça; em acidentes de carro, quando batemos com a cabeça no volante ou no parabrisas.

Enfim, são vários casos possíveis, esses são apenas dois exemplos.

Ou por outros motivos você está com uma úlcera no olho, uma uveíte, uma inflamação dentro do olho. Isso pode já não ter mais relação com o atrito da pálpebra ou com o ressecamento ocular.

Tais doenças também podem causar essas dores, que estão geralmente associadas com olhos vermelhos, ou com a fotofobia, que é a dificuldade de enxergar ou dor quando você está em um ambiente muito claro.

Essas são outras causas possíveis para as dores atrás dos olhos.

Dor no fundo dos olhos – Glaucoma

Uma doença que pode estar causando esse desconforto e requer acompanhamento com um oftalmologista é o glaucoma.

Quando a pressão do olho está muito alta, isso pode levar a dor nos olhos.

Geralmente é uma dor muito ruim, muito desconfortável, pode chegar a ser insuportável e te causar um mal estar geral, com náuseas e até vômitos.

Viu só, a dor que você ou alguém próximo a você sente no fundo dos olhos pode ser causada por diversos fatores.

Desde coisas simples, como um ressecamento ocular, até coisas mais graves, como uveítes, lesões no olho ou glaucoma. Então é necessário muito cuidado e, de preferência, o acompanhamento com o oftalmologista.

Dor no fundo dos olhos – Doenças Gerais

E há também algumas doenças sistêmicas e gerais, que podem causar essa dor atrás dos olhos. Uma bastante comum, que a gente vê no nosso dia a dia no consultório é a dengue.

A Dengue pode trazer esse peso, essa dor no fundo dos olhos. Na verdade, qualquer doença que esteja associada à febre alta, pois ela também pode causar esse desconforto no fundo dos olhos.

Problemas de Grau nos Olhos

Uma outra causa possível é problemas de grau ocular. Se você tem um pouco de grau nos olhos que não está corrigindo, e você fica forçando as vistas para enxergar, isso pode te causar essa dor no fundo do olho.

Então são várias as causas praquela dor danada atrás dos olhos.

  • Ah, tô com meu óculos atrasado.

Procure um oftalmologista, pode ser única e exclusivamente o grau do seu olho.

  • Ah, tô com o olho ressecado, já usei o colírio lubrificante e não resolveu.

Vai no oftalmologista, ele vai avaliar o seu olho e te dar um diagnóstico preciso, te mostrando a causa da dor nos olhos.

  • Não, doutor, o meu caso é um pouco de febre e desconforto:

Então procure um clínico geral, pois pode ser alguma doença sistêmica que se manifeste com febre, o que causa essa dor nos olhos.

Viu só, essa dor que você sente atrás dos olhos pode ser causada por muitas coisas.

Você precisa da ajuda de um especialista pra te avaliar, identificando a causa e evitando que você tenha problemas mais graves de visão, e prevenindo que você possa chegar até a, eventualmente, perder a visão.

Falamos sobre muitas coisas hoje, então pra ajudar a lembrar bem de tudo, vou deixar um breve resumo:

  • No texto de hoje te mostrei que diversos fatores podem estar causando essas malditas dores no fundo dos seus olhos e te mostrei algumas das soluções pra cada problema.
  • Um desses problemas pode ser o ressecamento ocular. Se esse for o seu caso, um colírio lubrificante pode resolver e te livrar das dores.
  • Outro problema possível é um trauma ocular, que ocorre quando você sofre algum impacto na cabeça, próximo à região dos olhos. Neste caso, não tem saída: você vai precisar ir ao oftalmologista pra avaliar a extensão que esse impacto causou.
  • O glaucoma é uma das outras causas dessa dor terrível nos olhos. Só é possível diagnosticar e tratar o glaucoma em consulta com um especialista.
  • Outras doenças que não parecem ter nada a ver com os olhos também podem estar gerando essa dor. Um exemplo é a dengue, bem como outras doenças associadas à febre alta, e nesse caso você precisa visitar um clínico geral antes de ir ao oftalmologista.
  • Problemas de grau ocular também podem ser responsáveis pelas dores atrás dos olhos. Se você acabou deixando pendente aquela visita ao oftalmologista pra fazer os seus óculos, eles podem ser a sua salvação.
  • E não esqueça: o melhor dos mundos sempre será consultar-se com o seu oftalmologista.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Se sim, que tal compartilhar esse texto com todo mundo que você conhece e aumentarmos o número de pessoas que saberão um pouco mais sobre a dor atrás dos olhos?

Aqui embaixo você encontra o link para o meu canal no Youtube e pro meu perfil no instagram. Me siga nessas redes sociais pra ficar atualizado sempre que eu postar um conteúdo novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agende sua consulta aqui
Oftalmologista Asa Norte - Brasília - DF

Chegar no Consultório

É FÁCIL!

Veja no Mapa
Clínica Dr. Anderson Braz
SMHN Quadra 02 Ed. Cléo Octávio (por trás do HRAN, BL B Salas 909 e 910 - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-146