
De repente você percebeu que seu olho treme do nada? Pois você veio ao lugar certo!
No texto de hoje vou trazer pra você as principais causas desse sintoma chato que é o tremor das pálpebras.
Antes do texto, quero me apresentar pra você.
Eu me chamo Anderson Braz, sou oftalmologista e nesse blog eu busco te trazer novidades e informações para que você cuide sempre melhor dos seus olhos.
E aí, já teve essa tremedeira nos olhos do nada, ou conhece alguém que está passando por isso? Veja o que pode ser:
Você pode assistir o vídeo abaixo sobre esse tema:
Vida cada vez mais agitada + estresse + cansaço = pálpebra tremendo
Está se tornando cada vez mais comum o aparecimento desse sintoma, o tremor nas pálpebras, no consultório de oftalmologia.
Por que será?
A Equação acima já dá uma boa resposta para essa pergunta. Mas, vamos tentar entender melhor por que isso acontece?
Saiba que esse tremor das pálpebras, na maioria das vezes, não tem relação com nenhuma doença oftalmológica específica, ou seja: fique tranquilo porque muito provavelmente não há nada de errado no seu olho.
A maior parte das pessoas que apresenta esse sintoma é por causa do estresse, do cansaço, da ansiedade ou de alguma outra desordem no campo psíquico.
Então, podemos concluir que esse é um mal da vida moderna atual.
A cada dia que passa notamos um aumento na necessidade de ser muito produtivo. A correria está cada vez maior, e temos cada vez mais coisas pra fazer.
O tremor da pálpebra nada mais é do que um descontrole que ocorre na comunicação entre o nosso cérebro e a pálpebra. Um dos grandes responsáveis por isso é o cansaço.
O cérebro começa a mandar muita informação e o músculo da pálpebra não consegue distinguir ao certo qual o comando que o cérebro está enviando, e aí começa o tremor.
Se isso está acontecendo com você, ligue o alerta!
Seu corpo está tentando te comunicar que, provavelmente, por conta de uma rotina cada vez mais agitada, os níveis de estresse e de ansiedade podem estar cada vez mais elevados.
A melhor solução para isso é procurar uma ajuda especializada, com profissionais que podem te ajudar a fazer uma mudança e uma transformação no seu estilo de vida, a reduzir a ansiedade e a combater o estresse.
Logo, o tratamento pode não ser apenas um colírio ou uma medicação direcionada para o olho.
Isso porque, como te mostrei acima, na grande maioria dos casos, a causa desse tremor no olho pode não estar ligada a nenhuma doença ocular.
A partir de uma avaliação oftalmológica, caso seja constatado que o tremor não é devido a alguma alteração ocular, o oftalmologista irá sugerir qual o melhor profissional para dar seguimento ao seu tratamento.
O tratamento mais eficaz é multidisciplinar.
Então, a depender do caso, você precisará se consultar com um neurologista, às vezes com um psiquiatra e talvez também com um psicólogo.
Mas devo dizer que o oftalmologista não deve ficar de fora da sua lista.
E isso porque há outras causas possíveis para a tremedeira nas pálpebras.
Vamos ver quais são?

Uma doença ocular também pode causar a tremedeira nos olhos!
Existe um quadro de doença oftalmológica que pode estar causando a pálpebra tremendo. E eu vou te mostrar qual é agora mesmo:
O olho seco.
Esse é um quadro ocular que está atrelado a diversos sintomas e que também pode se relacionar com outras doenças oculares, podendo aparecer como um sintoma delas.
Aqui no blog eu já falei especificamente sobre o olho seco NESSE TEXTO [colocar link].
Um dos sintomas que o olho seco pode provocar é justamente o tremor nos olhos.
Por isso o oftalmologista não deve ser descartado.
Qualquer alteração que você venha a sentir no olho, procure o oftalmologista.
O mesmo deve ser feito nos casos de tremor na pálpebra.
Se a tremedeira que está afetando a sua pálpebra não estiver relacionada com o olho seco, o profissional capaz de te informar isso é justamente o oftalmologista.
E sendo o caso de esse tremor nos olhos estar sendo causado por estresse, ansiedade, ou por algum problema relacionado a outro campo, o oftalmologista também vai te direcionar.
Em primeiro lugar te tranquilizando, pois você terá um diagnóstico dizendo que não há nada de errado com a saúde dos seus olhos.
Além disso, te dará algumas recomendações quanto a ajuda especializada em outras áreas médicas.
Então, se seu olho está tremendo agora, pode ficar sossegado. Mas não deixe de consultar o oftalmologista. Beleza?
E aí, tá mais tranquilo(a) por saber que a tremedeira nos olhos, geralmente, não está relacionada com nenhuma doença ocular grave?
Então comente aqui embaixo e compartilhe esse texto com seus amigos e familiares.
Te espero na semana que vem. Até lá!
Se inscreva também no meu canal do YouTube e me siga no Instagram, pra ficar sempre atualizado com dicas sobre saúde ocular.
