Perto de Você – Asa Norte. Brasília-DF

Soro Fisiológico. Posso usar nos Olhos a qualquer momento?

Soro Fisiológico. Posso usar nos Olhos a qualquer momento?

Uma pergunta que eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você já se fez é se pode usar soro fisiológico nos olhos a qualquer momento e para aqueles problemas mais comuns no dia a dia, como:

  • Irritação,
  • Coceira,
  • Vermelhidão,
  • Ardência

Nesse texto eu vou te explicar se você pode ou não usar o soro nos olhos.

Além disso, quero te mostrar quais as substâncias que podem ser utilizadas e falar de três, muito comuns e que você certamente já utilizou no seu olho, mas que não são recomendadas.

E também quero te ensinar o que de mal pode acontecer nos seus olhos se você usar alguma dessas substâncias que não são indicadas para uso direto no olho.

Eu sou o Anderson Braz, oftalmologista, e esse criei esse blog para te deixar bem informado sobre a sua saúde ocular, te ensinar formas de melhorar sua visão, de se prevenir contra riscos que podem prejudicar a sua visão e evitar problemas futuros, como a cegueira.

Então vem comigo e vamos conferir essas dicas

Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre esse tema.

Solução fisiológica ou Soro

Uma coisa muito frequente é que as pessoas usem Soro nos olhos.

Isso está sempre ligado à falta de informação ou a um senso comum que foi se criando ao longo do tempo, e pode colocar a saúde do seu olho em risco!

Caso você não saiba, o soro fisiológico é uma solução que contém Cloreto de Sódio, que nada mais é do que um sal.

O uso desse produto acontece por vários motivos, e aqui eu digo 3:

  • Porque o acesso aos soros é mais fácil e mais barato, quase todo mundo tem um vidrinho em casa;
  • Porque um familiar ou um amigo já usou, então você tende a confiar mais;
  • Ou até mesmo porque o farmacêutico ou o balconista da farmácia te indicou.

Porém saiba que essa prática não é indicada, você não deve usar soro fisiológico diretamente em seu olho no dia a dia.

Isso não significa que o Soro não tenha nenhuma utilidade. Você pode usar para lavar o olho por fora, tirar secreção, limpar a remela e tirar a sujeira que tem em volta dos olhos.

O ideal é que você use com o olho fechado sempre. Então você fecha o olho e lava a parte externa com o soro fisiológico.

Já para aquelas queixas mais rotineiras e problemas comuns, como ardência ou vermelhidão, essa solução não vai servir.

Os soros fisiológicos só são indicados para uso direto no olho nos casos em que ocorra algum acidente, ou haja um corpo estranho no seu olho, quando tenha caído algum produto químico e que seja necessário lavar o olho em abundância, com muita intensidade.

Se este não for o seu caso, não se arrisque usando Soro Fisiológico nos olhos.

Água Boricada

Outra substância muito comum que as pessoas se acostumaram a usar é a água boricada. Essa é outra substância que não deve ser usada no olho.

Caso você não saiba, a água boricada é uma espécie de detergente, pois tem ação antimicrobiana e antisséptica.

Isso parece bom, né?

Porém, em sua composição encontramos o Ácido Bórico. Por isso o nome boricada e por isso ela não é apropriada para uso ocular.

Se o seu olho estiver passando por um processo de irritação, essa substância aumentará ainda mais a irritação dos seus olhos.

Então, ao invés de melhorar aquilo que está te incomodando, causando ardência, desconforto, irritação, o Soro Fisiológico e a Água Boricada vão irritar ainda mais, deixando o seu olho mais vermelho e não vão adiantar de nada.

Nenhum problema que seu olho esteja apresentando será resolvido com esses produtos.

E Colírio, pode?

Sim, mas não qualquer colírio.
Uma coisa que também acontece com muita frequência é a pessoa ir numa farmácia procurando um colírio. Até aí, tudo bem.

Quando chegam lá, o funcionário do lugar acaba indicando um produto que não tem serventia nenhuma para as queixas mais comuns. Na maior parte dos casos, esse produto é o colírio branqueador.

Esse tipo de colírio não lubrifica, não hidrata e não desinflama. Ele é um clareador ocular e acaba servindo mais como uma maquiagem.

Ele não vai resolver o seu problema, vai apenas maquiar, porque depois que passa o efeito, seu olho volta a ficar vermelho, volta a ficar irritado, e no fim das contas não tratou o problema que você está tendo no olho.

Os colírios que são indicados para combater a irritação, o desconforto e a coceira, são os lubrificantes.

Veja bem a caixinha do produto antes de comprar, porque deve vir escrito no rótulo que ele é um lubrificante. Esse tipo de colírio pode ser usado diversas vezes ao longo do dia sem problema.

Contudo, caso continue com algum sintoma, por exemplo, a irritação, o desconforto, coceira, vermelhidão, mesmo após o uso do colírio apropriado, o lubrificante, você deve procurar um oftalmologista para investigar, diagnosticar o seu problema e tratar da forma adequada.

Então lembre-se disso quando pensar em Soro Fisiológico:

  • Soro fisiológico diretamente no olho aberto não pode! Essa solução até pode dar uma falsa sensação de alívio, mas não resolverá o seu problema;
  • A água boricada nunca deve ser usada internamente no olho. Por ser um produto à base de ácido, ela pode causar um problema nas suas vistas.
  • O Colírio é indicado, mas não todo tipo de colírio.
  • Apenas os colírios lubrificantes vão realmente ajudar a aliviar os desconfortos que seu olho pode apresentar no dia a dia.
  • Se mesmo após o uso do colírio apropriado o seu olho permanecer apresentando irritação, vermelhidão, coceira, ardência ou outro tipo de incômodo, procure um oftalmologista

Você sabia sobre isso tudo sobre o soro fisiológic?

Agora que você já sabe, pode fazer o uso de cada substância da forma correta sem colocar seus olhos em risco.

Aproveita para divulgar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais, no Whatsapp, para que mais pessoas fiquem sabendo dessas coisas que você aprendeu hoje.

Ah, e não deixe de me seguir nas redes sociais e fazer sua inscrição abaixo para receber todo conteúdo que preparar para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agende sua consulta aqui
Oftalmologista Asa Norte - Brasília - DF

Chegar no Consultório

É FÁCIL!

Veja no Mapa
Clínica Dr. Anderson Braz
SMHN Quadra 02 Ed. Cléo Octávio (por trás do HRAN, BL B Salas 909 e 910 - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-146