Hoje eu separei um tema muito importante para nossa conversa.
Muita gente tem essa dúvida. “Aplicar soro fisiológico no olho, pode?”
É uma pergunta frequente no consultório e eu vou te dizer se você pode ou não usar soro fisiológico nos olhos, mas antes…
Meu nome é Anderson Braz, sou oftalmologista e criei esse blog para te trazer informação gratuita e de qualidade, te ajudando a cuidar cada vez melhor da sua saúde ocular.
Muitas pessoas chegam perguntando se podem usar soro fisiológico no olho.
Outras já chegam falando que usam esse produto nos olhos e querendo saber se isso pode trazer algum problema.
Mas e aí: é proibido ou não aplicar esse produto nos olhos?
A resposta é sim e não.
Mas na maioria das vezes o soro fisiológico é contraindicado para ser utilizado nos olhos de maneira rotineira.
Você também pode assistir o vídeo abaixo sobre esse tema:
O QUE PODE ACONTECER COM O SEU OLHO
O Soro fisiológico é um produto que não foi pensado para ser usado nos olhos de maneira habitual, porque a substância que tem maior concentração no soro, depois da água, é o sal.
Já aconteceu com você de, em uma caminhada ou durante a prática de algum exercício físico, cair uma gotinha de suor nos olhos?
E água do mar? Naquele dia ensolarado você foi curtir uma praia com a família ou com os amigos e, depois de sair do mar, escorreu uma gotinha da sua cabeça e caiu no olho.
Imagino que você lembre da sensação de ardência forte causada pelo contato do suor ou da água salgada do mar com os olhos. É quase insuportável, né?
Pois bem, o soro pode até não causar tanta ardência assim no olho, mas mesmo assim pode causar danos à sua saúde ocular.
QUANDO PODEMOS USAR SORO NOS OLHOS?
Basicamente, só é possível usar o soro fisiológico no olho sem preocupação e com segurança em um caso:
Quando ocorre algum tipo de acidente envolvendo os seus olhos.
Seja algum corpo estranho que tenha caído no olho, algum produto químico que tenha entrado em contato com o olho, entre outros casos similares.
Preste atenção para não esquecer: sempre que isso acontecer, você vai precisar lavar os seus olhos em abundância.
E para lavar podemos usar o soro fisiológico ou até mesmo a água da torneira.
O importante é você lavar bem os olhos, com bastante soro ou água corrente, justamente para limpar o olho e tentar tirar essa substância ou corpo estranho que acabou indo parar no seu olho.
Nessa situação específica, de um acidente, de algo que tenha caído no olho, não só vale a pena, como é incentivado o uso do soro fisiológico no olho.
Fora isso, o soro é um produto que você não vai querer usar com frequência nos olhos.
UM PRATO CHEIO PARA OS GERMES!
Outro ponto a se considerar é que geralmente as pessoas utilizam um soro que está guardado na geladeira há algum tempo, ou que não foi armazenado de forma correta.
Depois de abrir o frasco, o soro fisiológico deixa de ser estéril. O que isso quer dizer?
Muito provavelmente alguns microorganismos como bactérias, vírus, protozoários, entre outros, entraram em contato com esse frasco e começaram a formar ali as suas colônias.
Além disso, a maior parte dos soros que encontramos no mercado, não possui conservantes. Então rapidamente ele pode ser contaminado e até mesmo perder a validade de forma mais acelerada.
Tem gente que abre um frasco de soro e fica utilizando por semanas, às vezes até mesmo meses. E isso não é indicado em hipótese alguma!
Não me entenda mal, eu não quero que você fique completamente neurótico com germes, mas um certo nível de cuidado todos devemos ter, ainda mais quando o assunto é saúde dos olhos.
SORO FISIOLÓGICO E LENTES DE CONTATO. COMBINAM?
Uma coisa que também acontece muito é que um bom número de pessoas usa o soro fisiológico para fazer a higiene das suas lentes de contato.
Esse é outro perigo e é uma prática extremamente contra indicada.
Não esqueça que o soro fisiológico não foi feito para higienizar lentes de contato. Existe um produto específico para isso.
Fora que, como eu te disse alguns tópicos acima, esse tipo de produto não tem conservantes.
E imagine o seguinte: toda aquela colônia de germes e microorganismos que se prenderam ao frasco do soro fisiológico passando diretamente para o seu olho por meio das lentes de contato se você usa esse produto nas suas lentes…
Ele não vai esterilizar, retirar as sujeiras e nem os microrganismos da sua lente de contato.
Como eu mencionei acima, ele ainda irrita o seu olho, porque uma das bases que compõem o soro fisiológico é o sal.
Por fim, o soro em contato com o olho não traz nenhum tipo de benefício.
Pior ainda se você criou o hábito de usar todo dia, acreditando que está limpando e mantendo o seu olho saudável.
QUAL O PRODUTO CERTO PARA USAR NO OLHO?
Para uso constante no olho, o produto recomendado é o colírio lubrificante. Eu também já falei do uso de colírios em outro artigo, clique para ler – Coceira nos olhos! Devo me preocupar?
Se você está com algum desconforto, seja ardência ou coceira nos olhos, opte por usar um colírio lubrificante.
E segue a dica: se possível, guarde o frasquinho do colírio (sempre bem fechado) na geladeira. O colírio refrigerado aumenta muito a sensação de alívio nos olhos.
Agora, se você notar que é algo mais sério, uma irritação constante, que não larga do seu olho por nada, a melhor decisão que você pode tomar é agendar uma consulta com o seu oftalmologista.
E aí, depois de ler esse texto você vai pensa em continuar usando o soro no olho?
Me conte aqui embaixo, nos comentários, o que você achou desse texto e aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais.
Te espero na próxima semana!