Perto de Você – Asa Norte. Brasília-DF

Visão Embaçada. Você Tem Sentido Esse Problema? Descubra a Causa!

Uma coisa que vira e mexe pode acontecer com muita gente é a visão começar a ficar embaçada, aparentemente, sem que você tenha sofrido uma pancada ou tenha tido algum tipo de pressão nos olhos.

Me diz aí, já aconteceu contigo? Descubra agora o que pode ser, pois esse é o tema do nosso texto semanal de hoje!

Quero te mostrar quais são as principais causas de baixa visão, do embaçamento da vista.

E vou te falar quais delas são graves e que você precisa procurar o seu oftalmologista urgente! Então vamos lá.

Eu me chamo Anderson Braz. Sou oftalmologista e criei esse blog pra trazer informação sobre a saúde dos seus olhos.

Informação de qualidade, com o intuito de que você melhore cada vez mais a qualidade da sua visão, o conforto dos seus olhos e pra que você não tenha nenhum problema mais grave e evite em algum momento até perder a visão.

Agora que me apresentei, eu vou te contar algumas coisas muito importante sobre olho ressecado.

Você pode assistir ao vídeo abaixo sobre esse tema.

Visão Embaçada: Olhos secos podem embaçar a sua visão!

A gente tem muitas causas de visão embaçada, de visão borrada, de perda de visão. São várias as causas possíveis.

Desde as mais simples, até as causas mais graves e que podem te levar potencialmente a uma cegueira, e a uma cegueira que pode ser irreversível.

A mais simples e comum do dia a dia, um caso que já vi e ainda vejo muito no consultório é o olho seco.

Sim, um simples olho seco, com falta de lágrima, uma pessoa que pisca pouco ou que tem baixa produção natural de lágrimas, isso é um dos motivos que podem causar o embaçamento da visão.

Esse é aquele típico embaçamento que você tá enxergando bem e, de uma hora pra outra, quando percebe, sua visão tá um pouco embaçada.

Aí você tem que parar, concentrar, piscar e fechar os olhos, às vezes usar um colírio lubrificante, pra que a visão melhore e retorne ao normal.

Deixa eu te explicar porque Isso acontece: a lágrima, normalmente, fica totalmente distribuída em cima da córnea, que é a lente natural dos nossos olhos, e a lágrima fica ali bem espalhadinha, como se fosse um filme, uma película muito fina.

Assim, na medida que esse filme, essa fina camada de lágrimas vai secando, começam a se criar algumas pequenas ilhas de ressecamento na córnea, o que causa essa distorção nas imagens.

Geralmente esse ressecamento e o olho embaçado pode vir acompanhado de um desconforto nos olhos, ou até mesmo dor, que falamos no último artigo.

Então você acaba vendo um pouco mais borrado.

Nesses casos basta usar um colírio lubrificante, ou aumentar um pouco o ritmo de piscadas dos olhos. Outra alternativa é colocar um umidificador no seu ambiente de trabalho, quando estiver na frente do computador, ou em um ambiente com muita luz. Acredite, essas já são ótimas soluções possíveis para esse problema.

E às vezes algumas doenças endocrinológicas ou reumatológicas podem causar um ressecamento crônico, por estarem relacionadas com a falta de produção das lágrimas.

Esses casos precisam ser avaliados pelo seu oftalmologista, e se ele constatar que tem alguma alteração na produção de lágrimas, sem estar diretamente relacionada a algum problema no olho, ele pode pedir uma ajuda do endocrinologista e do reumatologista.

Visão Embaçada: Miopioa, Hipermetropia ou Astigmatismo

Uma outra causa para a visão embaçada pode ser a falta de correção do seu grau.

Tem pessoas que nunca fizeram uma consulta para detectar grau nos olhos, nunca usaram óculos e, em algum momento, podem ter desenvolvido uma miopia, hipermetropia, astigmatismo, e passam a enxergar um pouco embaçado.

Existem também as pessoas que já usam óculos, mas o óculos estão com o grau atrasado, faz muito tempo que não vão ao oftalmologista fazer uma revisão e, no fim, os óculos que estão usando já não são adequados para a correção do grau.

Qual o resultado disso? Essas pessoas acabam tendo um pouco de desconforto nas vistas e começam a enxergar tudo embaçado.

Isso é algo progressivo, que vai devagarzinho, de pouco em pouco, embaçando a visão.

Não é algo súbito, da noite pro dia. Se isso já aconteceu com você, segue a dica:

Você precisa agendar uma consulta de rotina no seu oftalmologista para avaliar, pra que ele dê uma olhada no grau do seu olho e verifique se mudou alguma coisa.

Se você nunca fez isso, também é importante visitar o oftalmo pra descobrir se tem algum grau nos olhos.

Algumas outras doenças oculares também podem causar essa baixa na sua visão. Aqui estão alguma delas:

  • Edema de córnea, que são pessoas mais idosas ou que têm alguma doença relacionada à córnea.
  • Uveítes, que são inflamações no olho e podem prejudicar sua visão.
  • Catarata, que é o envelhecimento da lente natural, o cristalino, que a gente tem dentro do olho.

Essas são doenças que vão, progressivamente, aos poucos, fazendo você perder a qualidade e a nitidez da sua visão.

E existem causas mais graves, como o Glaucoma e o Descolamento de Retina.

  1. O Glaucoma é grave porque ele é irreversível. Então o que você vai perdendo de visão, você não consegue recuperar depois, nem com remédio, nem com colírio, nem com cirurgia.

Essa é uma doença que atrapalha a vida da gente e pode levar até à cegueira. Mas o acompanhamento apropriado com o profissional especialista pode melhorar sua qualidade de vida!

  1. O Descolamento de retina também é uma anomalia grave que precisamos corrigir rapidamente.

Nesse caso tem tratamento e é possível curar o seu olho e te livrar da visão embaçada, mas quanto mais tempo você demorar pra visitar um médico oftalmologista e diagnosticar, começando logo o tratamento, maior a probabilidade de você não ter uma recuperação total da visão.

Por isso é importante que, quando você sofre com uma perda súbita de visão, quando aparece tipo uma cortina, uma mancha preta, uma janela que se fechou, uma luz que apagou na sua visão, justamente nesses casos o ideal é você procurar rapidamente o oftalmologista.

Porque nessas hipóteses, quanto menor o tempo até o tratamento, até a intervenção do especialista, dependendo do caso até com uma cirurgia, melhor é o seu prognóstico, a sua melhora da visão e a sua recuperação, ou seja: mais qualidade de vida pra você e pros seus olhos!

Existem também algumas doenças neurológicas que podem causar uma visão embaçada, algum nível de perda da visão:

  • AVCs;
  • Tumores;
  • Obstrução de alguma veia ou artéria;
  • Inflamação em nervos que conectam o olho ao cérebro.

Esses são alguns exemplos de doenças que precisam ser investigadas, de preferência o mais rápido possível.

Então se você teve uma perda grande e repentina de visão e não sabe o que é, você deve ir ao seu oftalmologista, ele vai investigar, fazer uma bateria de exames nos seus olhos, e verificar se o problema está no seu olho.

O especialista vai poder saber se alguma dessas doenças que eu comentei acima está relacionada com a sua visão embaçada.

Caso ele descarte toda e qualquer doença do olho, ele vai te dar um encaminhamento e vai pedir alguns outros exames mais específicos com outros médicos especialistas.

Nesse caso, pode ser algo cerebral, algo na via que leva a informação do olho até o seu cérebro, ou se foi alguma doença sistêmica que te causou isso.

Está conseguindo acompanhar até aqui? Opa, ficou difícil? Então, como o intuito aqui é te fornecer informações de qualidade.

Vamos ao Resumo:

  1. Com o texto de hoje, consegui te mostrar que a causa de você estar com a visão embaçada pode ser algo simples, como o ressecamento dos olhos ou o grau ocular. Já falei sobre olhos secos nesse texto. Clique no link e confira o texto!
  2. A sua vista pode embaçar por motivos mais graves também, como o Glaucoma ou o Descolamento de Retina. Nesses casos, a dica que eu dou é: a visão embaçou repentinamente, de uma hora pra outra? Marque uma consulta com o oftalmologista!
  3. Também te mostrei que esse embaçamento da sua vista pode estar sendo causado por algum problema neurológico. E pra descobrir… Sim, você já sabe: só indo ao oftalmologista.
  4. Há outras doenças que não tem nada a ver com os olhos, pois pode ser algum problema no seu sistema endocrinológico ou reumático. Mas quem vai fazer a triagem entre você e estes especialistas é o médico oftalmologista.
  5. E a última lição de hoje foi a seguinte: o tempo é precioso! Se você demorar muito, talvez você não tenha uma boa recuperação, uma boa melhora na sua visão, e pode chegar a ficar cego.

E aí, gostou das dicas e do que te ensinei hoje? Espero que tenha sido valoroso!

Diz pra mim: você conhece alguém que esteja sofrendo com vistas embaçadas? Lembre-se que o tempo é valioso e compartilhe esse texto com a pessoa, faça minha página chegar até ela!

Além disso, como o foco principal aqui é trazer informação para todos, eu tenho um canal no youtube, onde publico vídeos com diversos assuntos e dicas pra melhorar sua saúde ocular:

Também possuo um perfil no Instagram, onde você pode encontrar diversas publicações rápidas e direto ao ponto: https://www.instagram.com/andersonbraz.oftalmo/

Lá você também pode acompanhar e ficar sempre atualizado com os conteúdos que publico sobre a saúde dos olhos! Me segue lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agende sua consulta aqui
Oftalmologista Asa Norte - Brasília - DF

Chegar no Consultório

É FÁCIL!

Veja no Mapa
Clínica Dr. Anderson Braz
SMHN Quadra 02 Ed. Cléo Octávio (por trás do HRAN, BL B Salas 909 e 910 - Asa Norte, Brasília - DF, 70710-146